Quais são as melhores lutas de todos os tempos?
Opa, tudo bem com vocês aí ? No ano passado, eu, Alef, fiz 2 artigos diferentes, quais os maiores lutadores da história (Você pode ler clicando aqui) e quais os melhores lutadores da história (Você pode ler clicando aqui). Percebi que ambos os artigos foram bem aceitos por vocês e, pra gerar ainda mais burburinho, chegou a hora de falar sobre quais são as melhores lutas de todos os tempos. Se vocês já leram outros artigos meus, sabem que eu considero maior e melhor como coisas diferentes, portanto, farei outro artigo em breve falando sobre as maiores lutas de todos os tempos.
Vai faltar muita luta boa ? Sim, irão faltar várias que vocês podem ter apego emocional pela nostalgia e é bom que vocês já estejam preparados pra isso. Quer dizer que as lutas que não estão aqui são ruins ? NÃO, pelo amor de Deus, só não estão aqui porque existem outras que eu considero ainda melhores. Vou explicar um pouco também sobre como eu avaliei, logo, vocês vão saber exatamente de que maneira criticar. Sem mais delongas, bora lá:
LEIA MAIS: Futuro da WWE na Netflix será próspero
Regras, como analisei e Dave Meltzer
Esse pequeno bloco aqui é separado em 3 tópicos e, por causa disso, será um pouco mais longo que os demais.
Vamos começar por ele: Dave Meltzer e seu sistema de estrelas. Quero começar dizendo que eu particularmente gosto do sistema de como ele avalia as lutas, porém, ele exagera. Lutadores como Kurt Angle nunca receberam 5 estrelas dele e Will Ospreay, que é um lutador também fenomenal, já recebeu mais de 30. Por conta desses fatores, eu não vou escolher as lutas baseado no quanto de estrelas cada uma recebeu. É claro que através das estrelas você já imagine que a luta foi boa, mas ele não será o principal parâmetro da lista.
Em segundo lugar, vamos falar um pouco sobre os critérios de análise. Primeiro de tudo, não é baseado somente na minha opinião, afinal, eu sou só um ser humano com determinados padrões já pré-estabelecidos e opiniões formadas, portanto, isso poderia afetar o meu julgamento de cada luta. Fui atrás de diversos sites e comentários sobre as mais variadas lutas, tentando achar um padrão que ajudasse a minha análise. Tentei escolher tanto lutas que sejam ótimas por conta do que é apresentado dentro do ringue, quanto aquelas que carregam uma storyline muito boa e que molda a luta diretamente. Algo importante a citar também é que não é porque você nunca viu o combate que ele não seja bom, entendem ? Não acompanhar determinados cenários de combate não diminui a qualidade das lutas.
Por último, vamos colocar algumas regras nessa bagaça:
- Eu valorizo muito o cenário japonês, portanto, só posso escolher 5 lutas dessa parte do mundo;
- A lista deverá conter lutas passadas e atuais, mostrando a evolução do esporte;
- Todos os estilos de combate precisam aparecer nesta lista aqui, mostrando que todos são valorizados;
Acredito que sejam esses os recados iniciais. Dito isto, vamos para a lista das 11 melhores lutas de todos os tempos (NÃO ESTÃO EM ORDEM DE DÉCIMA PRIMEIRA PARA A PRIMEIRA OU VICE-VERSA):
Kenta Kobashi vs. Mitsuharu Misawa – NOAH Navigate For Evolution 2003
Se você pegar todas as lutas em que Misawa e Kobashi estiveram juntos, seja mano a mano ou em equipes, você tem pelo menos 154 lutas. E mesmo que boa parte delas seja boa ou muito boa, existe uma em específico que eles fizeram pela Pro-Wrestling NOAH lá em 2003 que assume uma vaga nessa lista de melhores de todos os tempos. Se você gosta do sistema Meltzer de avaliação, essa é a famosa luta que qualquer um de nós avaliaria como 5 estrelas e isso se deve a diversos fatores.
Temos aqui a conclusão de uma rivalidade que já durava anos e, possivelmente, uma das melhores rivalidades da história do Japão. De um lado você tinha Kenta Kobashi, um dos lutadores mais violentos da história que, no entanto, nunca tinha derrotado o Misawa por um cinturão mundial. O ritmo dessa luta é muito bom, segue um padrão bem cadenciado e acelera quando fica lenta demais. Os golpes também são muito brutais e chegam a assustar em alguns momentos, mas eles estão ali com o intuito de mostrar que os dois lutadores vão dar o máximo. Quem nunca assistiu PRECISA assistir, simples assim.
Bret Hart vs. Steve Austin – WWE WrestleMania 13
Você já deve ter ouvido falar dessa luta em algum momento da sua vida, tenho certeza disso. Temos aqui aquela que é apontada por muitos como a melhor luta da história da WWE, o melhor exemplo de uma estrela estabelecida elevando uma nova estrela. A luta era promovida como uma Submission Match, porém, Austin nem mesmo tinha um golpe desses fixo no seu arsenal. Foi então que ela se transformou numa No Holds Barred Submission Match e gerou uma briga violente, sangrenta e inesquecível entre esses dois.
Essa luta poderia até mesmo figurar na lista de maiores lutas de todos os tempos pela forma como influenciou o “estilo WWE” pelos próximos anos, mas a qualidade dela é gigantesca. Hart venceu, mas emergiu como vilão. Austin perdeu, mas se tornou um herói. Os dois caras se tornaram estrelas maiores do que eram antes. Não importa quantas estrelas outras lutas tenham obtido antes e depois, Bret Hart vs. “Stone Cold” Steve Austin continua sendo o melhor de Hart, o melhor de Austin e a possível melhor luta da WWE.
Akira Taue e Toshiaki Kawada vs. Kenta Kobashi e Mitsuharu Misawa – AJPW Super Power Series 1995
Nós temos lá no Japão um seleto grupo que é chamado de “Four Pillars of Heaven”, sendo eles: Mitsuharu Misawa, Toshiaki Kawada, Akira Taue e Kenta Kobashi, ou seja, temos aqui a melhor luta que conseguiu reunir estas 4 lendas e que pode ser a melhor luta de duplas da história. Essa luta é pura psicologia do pro-wrestling que conseguiu contar uma história perfeita de 42 minutos. Você não precisa saber nada sobre a história deles ou do puroresu para apreciar e compreender a luta.
Tivemos aqui o auge da narrativa King’s Road, o estilo japonês criado em resposta ao mais tradicional e que tinha um storytelling bem dramático e intenso. Levando isso em conta, essa luta foi repleta de emoções, uma narrativa intensa através de movimentos perigosos e imprevisibilidade, você não sabia o que podia acontecer porque os 4 grandes estavam reunidos ali. Kawada e Taue estavam tentando destruir o time de Kobashi e Misawa, e ainda assim Kobashi e Misawa continuaram e suportaram os golpes brutais de seus adversários. Cinema, realmente.
Shawn Michaels vs. The Undertaker – WWE WrestleMania 25
Antes de tudo, queria deixar explícito aqui que eu não gosto da WrestleMania 25, tipo, como você pega e faz aquele card fraco pra edição 25 do seu maior evento ? Muito estranho. No entanto, nada disso importa, porque quando as pessoas pensam na WrestleMania 25, tudo o que vem à mente é The Undertaker vs. Shawn Michaels. Taker e HBK tiveram uma das lutas mais aclamadas de todos os tempos, consolidando seus legados na lista das lendas mais notáveis da WrestleMania.
Assim como outras lutas que ainda serão citadas aqui, esse combate também poderia ser colocado na lista de maiores. Os golpes, os riscos assumidos, a psicologia, o tempo, o simbolismo e os comentários funcionaram em conjunto. Você pode ensinar os golpes e como vender esses golpes pra qualquer pessoa que queira se tornar lutador, mas você não pode ensinar a química que esses dois sempre tiveram e química deixa as lutas incríveis. Tirando a streak de Undertaker, você não tinha nenhuma estipulação pra esse combate e isso o torna mais incrível ainda.
Kazuchika Okada vs. Kenny Omega – NJPW Wrestle Kingdom 11
Pô, não vai ser a luta de 7 estrelas deles ? Não, não vai ser. Aquela luta lá é incrível, ótima, mas se você for analisar cautelosamente todas as lutas que eles tiveram entre si, a melhor é essa aqui. Se você quer uma luta que valorize a grandeza do pro-wrestling, você precisa fazer um favor a si mesmo e assistir a todas as lutas que eles tiveram, mas principalmente esta aqui. Eu acho a famosa luta de 7 estrelas um brilho pros olhos, mas alguns pontos dela não me fazem ficar tão envolvido quanto essa aqui consegue fazer.
Em cerca de 47 minutos lindos, é absolutamente impossível não prestar atenção nessa luta. Além de todo o contexto da rivalidade e do talento apresentado dentro do ringue, tivemos o público do Tokyo Dome completamente envolvidos no combate e melhorando ele ainda mais. Violência, velocidade, capacidade atlética, coragem, dor, pompa, determinação, coração, vontade; está tudo aqui, simplesmente. Me dói que pessoas desvalorizem o Okada e o Omega de alguma forma, eles são simplesmente dois dos melhores que já existiram.
Ric Flair vs. Ricky Steamboat – NWA Clash of the Champions VI
Não é novidade pra ninguém que tanto Flair quando Steamboat são dois dos melhores lutadores da história, então o que raios você esperava quando eles estivessem juntos no mesmo ringue ? Eles lutaram entre si diversas vezes e todos os combates eram candidatos a uma vaga nessa lista, mas esse aqui é o que eu mais gostei de ver e o melhor.
Tivemos aqui uma 2-Out-Of-3 Falls Match entre os dois maiores lutadores da época e isso mais do que correspondeu ao hype. Selecionada como luta do ano em 1989, o segundo confronto entre Flair e Steamboat é a maior exibição de pro-wrestling que você vai ver. Os dois lutaram por quase uma hora e sua química foi incomparável. A estipulação foi tão útil que pareciam três lutas perfeitas em uma só. Nenhum golpe foi desperdiçado e tudo saiu de maneira incrível.
Eddie Guerrero vs. Rey Mysterio Jr – WCW Halloween Havoc 1997
Achou que não ia ter high flyer na lista, né ? Bom, achou errado. Essa luta aqui estava muito à frente de seu tempo em termos de golpes inovadores e ação acelerada, a famosa luta frenética do início ao fim. Existem golpes realizados nesse combate que não podem ser replicados hoje fora de um videogame, ou são feitos muito raramente porque são complicados demais. Tanto Guerrero quanto Mysterio declararam publicamente que nunca conseguiriam replicar a magia criada naquela noite.
E não que você precisasse ter acompanhado a história para ver essa luta, mas o combate teve bastante desenvolvimento. Irritado após duas derrotas para Mysterio, Guerrero começou a ir atrás da máscara do adversário. Assim, o confronto deles aqui foi título vs. máscara. Não são apenas golpes incríveis, mas também há uma história sendo contada, com Guerrero deixando sua raiva tomar conta dele ao longo da luta. Os dois realizam em 14 minutos o que a maioria das estrelas não conseguiria em uma hora.
Randy Savage vs. Ricky Steamboat – WWE WrestleMania 3
Não acho que seja surpreendente para ninguém dizer que Randy Savage era meio maluco. Com Andre the Giant e Hulk Hogan definidos para colidir no evento principal da WrestleMania 3, Savage estava ansioso para dar seu próprio show, coreografando cada golpe de sua luta com Steamboat de antemão e treinando várias vezes com seu adversário. O resultado é uma luta diferente de tudo que a WWE já havia visto até aquele momento, criando o modelo para muitos futuros lutadores, de Bret Hart e Shawn Michaels a CM Punk e Bryan Danielson.
Por 22 anos, essa foi considerada a melhor luta da WrestleMania. Todo o ensaio da luta valeu a pena, pois Macho Man e The Dragon roubaram a cena com uma emocionante e incrível. A finalização ainda valeu a pena o enredo do ano anterior, quando George Steele (apaixonado por Miss Elizabeth) jogou Savage da corda superior, evitando um Flying Elbow e levando ao engenhoso contra-ataque de Steamboat para um Bodyslam. É aquela luta que todo mundo precisa assistir pelo menos uma vez na vida, sabe ?
Katsuyori Shibata vs. Kazuchika Okada – NJPW Sakura Genesis 2017
https://www.tokyvideo.com/video/sakura-genesis-2017-kazuchika-okada-vs-katsuyori-shibata
Se eu fosse definir essa luta aqui numa frase, seria: “Nunca mais façam isso, mas saibam que foi incrível”. Tem gente que aponta essa aqui como a melhor luta da era moderna e eu coloco pelo menos no meu top 5 do século 21. Quando alguém te perguntar o que raios é esse tal Strong Style que falam sobre o Japão, mostra essa luta sem nem explicar direito, apenas mostre. É tranquilamente uma das lutas mais reais já feitas na história da indústria e tudo nela é muito diferente.
É difícil descrever o quão espetacular é essa luta. A luta só parece melhor em retrospectiva, não apenas porque você sabe até onde Shibata foi (e seus custos), mas por causa do quão lendário foi o reinado de Okada na época. Você começa a luta pensando se o Shibata vai vencer e termina pensando se o Okada vai ficar vivo depois do fim do combate. O fato do Shibata quase ter morrido e ter se aposentado precocemente por causa daquela cabeçada torna essa luta muito difícil de avaliar a longo prazo, mas ela é muito magnífica pra ficar de fora dessa lista.
Kurt Angle vs. Shawn Michaels – WWE WrestleMania 21
No mesmo evento em que duas novas estrelas (John Cena e Batista) terminaram a noite como campeões, foram os veteranos que roubaram o show. Lembra quando eu disse que é meio complicado achar que o Meltzer acerta todas suas avaliações porque Kurt Angle não tem uma luta 5 estrelas ? Pois bem, aqui temos um ótimo exemplo de uma luta do Angle que merecia 5 estrelas com certa tranquilidade, sem falar que seu adversário é Shawn Michaels, um dos melhores da história.
Michaels sempre conseguiu extrair o que há de melhor em todos na WrestleMania, mas isso nem foi muito difícil porque Angle estava do outro lado. Neste ponto, os dois haviam sido divididos em marcas diferentes na WWE, mas o maior espetáculo do ano reuniu-os para uma das lutas mais envolventes da história. A habilidade técnica de Angle estava em seu nível máximo com Michaels usando tudo o que tinha pra tentar ganhar. Muito boa luta, recomendo sempre.
Hiroshi Tanahashi vs. Kota Ibushi – NJPW G1 Climax 28
https://www.bilibili.com/video/BV1Js411T7Zu/
Seria essa a maior final de G1 Climax na história ? Ou melhor, será que seria essa a melhor final de um torneio na história do pro-wrestling ? Para Ibushi, essa era a oportunidade de alcançar o auge de sua carreira depois de 10 anos tentando. Para Tanahashi, era mais uma chance de redenção e de voltar ao topo da NJPW. Em qualquer ano, a final do G1 é o evento principal, sempre há uma história e a luta é sempre fantástica. Talvez não haja melhor exemplo do que a luta de 2018 entre esses dois.
Essa luta é provavelmente a maior atuação do Tanahashi, um dos melhores da história. Uma luta cheia de pontos altos, psicologia e ação emocionante contando a bela história do lutador mais velho mostrando que ele ainda é o “Ace” e do lutador mais jovem tentando finalmente chegar ao topo. A química do Ibushi com Tanahashi cria magia na luta. Eu não sou fã de quando os lutadores ficam se estapeando no meio do ringue, mas se pá tivemos aqui a melhor troca de tapas num combate.
E aí, quais lutas faltaram ou quais lutas vocês acham que não deveriam estar na lista ? Bora debater aí na camaradagem. Vejo vocês na próxima, até mais.