Comentários e Notas: NJPW Wrestle Kingdom 17

njpw wrestle kingdom
njpw wrestle kingdom

Nos últimos dias 4 e 21 de janeiro, a NJPW realizou os dois dias do seu maior evento anual, o Wrestle Kingdom. Em duas noites cheias de ação, a empresa apresentou 23 combates de qualidade… mas será que foram mesmo ? Bem-vindos a mais uma edição do Comentários e Notas, o quadro onde avaliamos as lutas dos principais eventos das principais empresas atualmente no pro-wrestling.

Antes de começarmos, deixa eu dar um recado importante: O sistema de notas aqui NÃO reflete sobre o que essas lutas aqui foram se comparadas com outras. Explicando melhor, não é porque uma luta aqui é nota 10 que ela se compara com lutas que foram 5 estrelas, nada disso, porém, pro padrão que o evento se propôs a apresentar, ela foi nota 10, deu pra entender direitinho ? Sem mais delongas, bora lá:

Dia 1

Oleg Boltin vs. Ryohei Oiwa

Existe uma boa maneira de avaliar uma luta que durou exatos 3 minutos ? Complicado, então não tem muito o que falar sobre ela aqui. Foi a primeira aparição do Oleg nos ringues da NJPW e é algo a se destacar, mas ele não apareceu mais depois disso aqui. Ambos são young lions, mas o Oiwa tem maior experiência e deve ser melhor usado muito antes do que o próprio Oleg, mesmo que ele possa ter alguma outra característica positiva. Famosa luta pra começar o aquecimento pro evento.

Vencedor: Empate – Nota: 3/10

New Japan Ranbo

Eu já cansei de contar quantas foram as vezes em que eu reclamei do conteúdo que essas Battle Royals/Rumbles entregam dentro do ringue, mas isso aqui foi bem ruim. Não que os New Japan Ranbos anteriores tenham sido muito acima desse aqui, mas foi ruim. Acredito que só existiu com a desculpa de colocar o maior número possível de pessoas no card, mas a luta em si foi um grande vazio e que só fez todo mundo parecer um idiota. Tivemos os 4 sobreviventes no final e eles se enfrentaram no New Year Dash!! valendo o King of Pro-Wrestling, mas esse cinturão também é inútil.

Vencedores: Great O-Khan, Shingo Takagi, SHO e Toru Yano – Nota: 3,5/10

Luta em memória de Antonio Inoki

Essa luta aqui também foi bem ruim, mas me entreteu um pouco mais do que a anterior. Tivemos muitos botches nesse combate, mas o destaque mesmo foi a falta de comunicação entre Tiger Mask e Togi Makabe, o que prejudicou bastante o andamento da luta. É sempre aquele tipo de luta onde a NJPW quer dar um destaque pros veteranos, mas nem o público ligou muito pro que estava acontecendo no ringue. Seria muito melhor se tivéssemos tido lutas solo, sério, um Minoru Suzuki x Yuji Nagata no mano a mano seria muito melhor do que isso aqui foi. A NJPW precisa melhorar seu conceito de pré-show.

Vencedores: Satoshi Kojima, Togi Makabe e Yuji Nagata – Nota: 4/10

Francesco Akira e TJP vs. Lio Rush e YOH

Agora sim chegamos no início da primeira noite do evento e, antes mesmo de avaliar, já digo que foi a melhor luta de duplas do dia 4. Eu acho o YOH bem chato desde que se separou do SHO, mas a parceria dele com o Rush foi algo muito interessante de se acompanhar durante a Super Jr. Tag League. O combate em si foi muito dinâmico, algo que é esperado dentro dessa divisão. Tivemos boas trocas de golpes e o sangramento da parte do Rush adicionou uma nova camada ao combate. Fiquei surpreso em ver que os campeões mantiveram os cinturões e espero que o reinado deles continue por mais um tempinho.

Vencedores: Francesco Akira e TJP – Nota: 7/10

KAIRI vs. Tam Nakano

Eu preciso saber quem foi o criminoso que montou esse card e pensou: “Bom, que tal eu dar menos de 6 minutos para duas das lutadoras mais talentosas do Japão ?”. Sério, a luta merecia ter sido maior, e olha que ainda conseguiu ser uma luta bem sólida mesmo com o tempo curtíssimo. Era óbvio que o foco seria direcionado para o pós-luta, afinal, tivemos a estreia de Mercedes Mone e foi algo bem grande. Não é porque a galera do Japão mal reagiu que foi uma estreia ruim, até porque poucos no Japão acompanham fora do puroresu. Agora teremos KAIRI vs. Mercedes e eu só quero ver se vão ir pelo caminho mais fácil ou ter culhões de manter o cinturão com a KAIRI.

Vencedora: KAIRI – Nota: 5,5/10

FTR vs. Hirooki Goto e YOSHI-HASHI

Como eu já citei lá na análise da luta pelos títulos de duplas da divisão junior, essa aqui não foi a melhor luta de duplas da noite, mas foi legal de se ver. Poderia ter sido muito melhor, mas a FTR ainda estava claramente afetada pela Collar Match contra os Briscoes, isso era inegável. Dax e Cash estavam claramente pegando leve até o final do combate e eu devo dizer o quão súbita foi a vitória do Goto e do HASHI, já que eles dominaram meio que do nada e conseguiram a vitória. Gosto dos novos campeões, mas não acho que eles devem manter os títulos por tanto tempo assim. Já a FTR, chegou a hora do descanso.

Vencedores: Hirooki Goto e YOSHI-HASHI – Nota: 7/10

Ren Narita vs. Zack Sabre Jr

Eu realmente entendo quem não gosta dos lutadores mais “técnicos”, mas essa luta aqui foi até que bem legal. Tivemos muitas trocas de finalizações e golpes fortes como esperado, e a vitória do ZSJ era o mais óbvio. Narita não sai desvalorizado de forma alguma, afinal, o cara passou por um torneio inteiro pra chegar até aqui e deu um certo trabalho. Não sou tão fã assim do Narita ser meio que a “continuação” da carreira do Katsuyori Shibata, mas seguimos. Bom pós-luta também, onde tivemos ZSJ se juntando à TMDK de Mikey Nicholls e Shane Haste agora que não temos mais Suzuki-Gun por essas bandas. Espero um bom reinado.

Vencedor: Zack Sabre Jr – Nota: 7,5/10

Karl Anderson vs. Tama Tonga

Essa luta aqui poderia ser gigante, grande nível de impacto dentro da NJPW com dois membros fundadores do Bullet Club colidindo, mas muitas razões fizeram ser uma luta entre ruim e mediana. O Anderson literalmente só apareceu pra perder o cinturão e elevar o Tama Tonga, e nem isso ele conseguiu direito. O estilo dos dois não combinou em nada, mas eu ainda prefiro o Tonga com o cinturão. Talvez tenha sido a pior luta do card principal da primeira noite, e isso já diz muito sobre a qualidade dessa luta. Só de não ter que ver isso novamente eu agradeço aos céus.

Vencedor: Tama Tonga – Nota: 5/10

Keiji Muto, Hiroshi Tanahashi e Shota Umino vs. Los Ingobernables de Japón

Eu realmente não entendo porquê raios o Muto tem que fazer uma turnê e não somente uma luta de despedida, mas eu apenas aceito e seguimos em frente. Aqui foi a última luta dele na NJPW e foi bem mediana, o que não deveria ser porque os outros 5 participantes podem entregar coisas muito melhores do que isso aqui. Tivemos essa questão até que legal dos comentaristas tratarem Muto, Tanahashi e Umino como passado, presente e futuro da NJPW, e esse foi o auge do combate. Acho que nem o próprio Muto chegou a gostar do combate, é só olhar a cara dele depois da luta e tirar suas próprias conclusões.

Vencedores: Keiji Muto, Hiroshi Tanahashi e Shota Umino – Nota: 5,5/10

El Desperado vs. Hiromu Takahashi vs. Master Wato vs. Taiji Ishimori

Eu sei que você também achou que esse dia não chegaria, mas finalmente tivemos uma luta em que ele, Master Wato, teve a chance de brilhar e ele fez isso muito bem. Não sei se a NJPW tentou replicar a 4-Way dos Juniors que aconteceu lá no Wrestle Kingdom 12, porque essa aqui foi boa mas não chegou nem perto daquela. Luta bem legal de se assistir, principalmente considerando as lutas que tinham ocorrido anteriormente no evento. Todos tiveram seus momentos de brilhar e Wato foi disparado o MVP. Gostei da vitória do Hiromu ? Não muito, mas dentre as opções ele pode acabar entregando o melhor reinado, afinal, o Ishimori teve um reinado de 248 dias com só uma defesa.

Vencedor: Hiromu Takahashi – Nota: 8/10

Kenny Omega vs. Will Ospreay

Quando te falarem que Kenny Omega não é um dos melhores de todos os tempos, agrida a pessoa imediatamente. Isso aqui, meus amigos, foi uma obra prima de luta. Eu já imaginava um baita combate quando anunciaram, mas isso aqui foi incrível. Essa luta teve basicamente tudo: Um bom storytelling de longo prazo, ação primorosa dentro do ringue, essa aura do “prodígio” que tenta superar aquele que foi o maior, foi muito bom assistir isso aqui. Aquele DDT no turnbuckle é, talvez, um dos meus spots favoritos dos últimos anos. Vitória do Omega completamente justa, essa rivalidade ainda pode render pelo menos mais dois combates e o Ospreay vai vencer pelo menos um, acredite em mim.

Vencedor: Kenny Omega – Nota: 10/10

Jay White vs. Kazuchika Okada

Ser o evento principal depois de uma luta muito boa é uma tarefa difícil, mas depois de uma luta incrível é uma tarefa que chega a ser injusta. Infelizmente para Okada e White, essa luta foi boa mas nem perto do que tivemos com Ospreay e Omega. Gosto muito do trabalho do White como heel e líder do Bullet Club, mas o talento dele em ringue não é o ideal pra estar numa posição como essa. Diversos lutadores conseguiriam produzir uma luta até melhor do que a anterior, mas ele não é esse cara. E do outro lado tínhamos um Okada que não é mais o mesmo de 2017 e que já tinha uma vitória óbvia em mãos, afinal, você realmente achou que ele ia perder no primeiro grande evento após a morte do Inoki ? Impossível.

Vencedor: Kazuchika Okada – Nota: 8,5/10

Dia 2

Kosei Fujita e Ryohei Oiwa vs. Taishi Ozawa e Yasutaka Yano

njpw wrestle kingdom yasutaka yano ryohei oiwa ozawa taishi kosei fujita

Iniciamos a agora tradicional NJPW x NOAH com os young lions, e é melhor você se acostumar caso tenha começado a acompanhar esse cenário agora. As lutas deles são sempre assim, muitos golpes como se fosse um treino ao vivo mesmo, completamente normal dentro do puroresu. Os young lions da NJPW foram ligeiramente melhores aqui do que os da NOAH, mas nada de diferença discrepante entre os lutadores. Foi a famosa luta de aquecimento e fez o papel muito melhor do que Oleg x Oiwa no primeiro dia.

Vencedores: Kosei Fujita e Ryohei Oiwa – Nota: 4,5/10

Daiki Inaba e Masa Kitamiya vs. Oskar Leube e Tomohiro Ishii

njpw wrestle kingdom masa kitamiya daiki inaba oskar leube tomohiro ishii

Se tem uma coisa que eu gosto no Ishii é que ele sempre vai fazer com que até a luta mais sem sentido pareça a rivalidade mais sangrenta na história da indústria. Ele e Kitamiya roubaram o show aqui com as violentas trocas de golpes e eu já quero uma luta solo pra amanhã. Também tivemos boas performances de Inaba e Leube, destaque para este último que, até onde eu saiba, nunca tinha estado na frente de um público tão grande quanto o da Yokohama Arena. Também ajudou a aquecer muito bem para o evento na sequência.

Vencedores: Daiki Inaba e Masa Kitamiya – Nota: 6/10

Bullet Club e Naomichi Marufuji vs. A rapa

njpw wrestle kingdom kenta gedo el phantasmo naomichi marufuji hiroshi tanahashi takashi sugiura toru yano satoshi kojima

O foco era ser NJPW x NOAH, mas aqui eles realmente misturaram todo mundo. Foi uma luta até que divertida de se ver, principalmente por conta das interações entre Marufuji e o Bullet Club. Inclusive, Marufuji e Tanahashi foram muito bem no combate, mas eu particularmente achei a performance do Kojima muito legal. Sugiura mal se envolveu no combate e foi um ponto negativo pra mim, mas nada de gigante. É aquela famosa luta pra você assistir quando estiver em casa sem fazer nada, vai te ajudar a passar o tempo de uma maneira boa.

Vencedores: Hiroshi Tanahashi, Satoshi Kojima, Takashi Sugiura e Toru Yano – Nota: 6/10

El Desperado vs. YO-HEY

njpw wrestle kingdom yo hey el desperado

Gosto do El Desperado ? Gosto, gosto do YO-HEY ? Gosto, então teria como eu não gostar da luta ? Teria se acontecesse alguma catástrofe no combate, mas foi uma luta muito boa. Acho que o maior destaque aqui, além de elogiar as performances de ambos, é destacar como o YO-HEY vendeu bem todos os golpes que levou durante a luta, o cara parece que fez curso. Gostei dessa coisa de ser o underdog e quase chegar a derrotar o Despy, mas a vitória foi pro cara certo. É possivelmente a melhor luta dentre as menos faladas do evento.

Vencedor: El Desperado – Nota: 7/10

Alejandro, AMAKUSA e Junta Miyawaki vs. Master Wato, Ryusuke Taguchi e Tiger Mask

njpw wrestle kingdom junta miyawaki alejandro amakusa master wato ryusuke taguchi tiger mask

É, Tiger Mask realmente precisa se aposentar. Se eu te falar que eu lembro de alguma coisa desse combate aqui além do salto do AMAKUSA pra fora do ringue, eu vou estar mentindo pra você. Muito diferentemente do que eu esperava, essa luta aqui foi bem chata de assistir, especialmente depois de termos uma baita luta entre Despy e YO-HEY. Talvez a única coisa que tenha saído de positivo desse combate foi uma possível luta entre Master Wato e Junta Miyawaki no futuro, mas o resto é completamente esquecível e eu tive que rever a luta pra opinar sobre.

Vencedores: Alejandro, AMAKUSA e Junta Miyawaki – Nota: 5/10

Kaito Kiyomiya e Yoshiki Inamura vs. Kazuchika Okada e Togi Makabe

njpw wrestle kingdom kazuchika okada kaito kiyomiya togi makabe yoshiki inamura

Estaria eu exagerando ao dizer que este é o momento que separa o puroresu entre durante e após o COVID ? Irmão, sério, a botinada que o Kaito desce na cara do Okada e a briga deles depois do combate são dois momentos impactantes demais. A luta em si foi curta e nem temos tanto pra comentar dela, mas o que vai dar pontos adicionais é essa rivalidade entre os campeões que tomou forma ali no meio. Inclusive, estou animado pra termos a luta entre os dois em fevereiro e espero que seja uma trocação franca cheia de ódio, ressentimento e paixão pelo puroresu.

Vencedores: No Contest – Nota: 7,5/10

BUSHI vs. Tadasuke

njpw wrestle kingdom bushi tadasuke

Começamos aqui com a série de 5 lutas entre os grupos Kongo e Los Ingobernables de Japón, e eu nem preciso dizer que essa aqui era de longe a luta com menos hype dentre as 5, até porque são os dois lutadores com menos hype dentro de seus respectivos grupos, pelo menos quando comparados com os companheiros. Mesmo assim, eles ainda trouxeram uma luta legal de assistir e com uma maior “força de vontade” do que eles usualmente têm em suas lutas ao longo do ano. Uma coisa desconexa aqui e ali, mas eu assistiria novamente em algum dia aleatório.

Vencedor: Tadasuke – Nota: 6/10

Hajime Ohara vs. Hiromu Takahashi

njpw wrestle kingdom hiromu takahashi hajime ohara

Melhor do que BUSHI x Tadasuke e quase tão boa quanto Despy x YO-HEY, então podemos considerar que valeu o tempo investido. O Hiromu parecia estar meio que no piloto automático e não teve uma atuação muito brilhante, mas o estilo dele acabou encaixando com o do Ohara e gerando uma luta boa. O vencedor já era bem previsível, principalmente seguindo a primeira luta da série de 5, e isso tirou um pouco da minha atenção porque eu sabia que o Ohara não tinha a menor chance de sair dali com a vitória. Foco do Hiromu agora é defender o cinturão e é isso.

Vencedor: Hiromu Takahashi – Nota: 7/10

Manabu Soya vs. SANADA

njpw wrestle kingdom manabu soya sanada

Em termos de qualidade dentro do ringue, essa foi a pior luta na série de 5, mas eu gosto muito do SANADA e essa luta vai acabar ficando acima da do BUSHI. Foi uma luta sólida, mas infelizmente também foi uma luta bem lenta e isso afetou um pouco minha atenção. O maior momento de destaque foi quando o SANADA quase acertando a cabeça do Soya com os joelhos na hora do Moonsault, mas acabou ficando tudo bem. A falta de urgência dos lutadores poderia ter deixado essa luta melhor do que foi, mas agora já era e bola pra frente.

Vencedor: Manabu Soya – Nota: 6,5/10

Katsuhiko Nakajima vs. Shingo Takagi

njpw wrestle kingdom katsuhiko nakajima shingo takagi

Como já diria o caro Sheamus: “Banger”. Takagi e Nakajima tem ligação desde anos atrás na NOAH e o próprio Nakajima estava com 2 vitórias de vantagem contra Takagi, então a vitória pro lado da NJPW parecia até meio óbvia. No entanto, eles ainda conseguiram entregar a melhor luta da segunda noite do evento com certa folga e provaram novamente que tem muito talento. O estilo do Nakajima não é mais o mesmo de anos atrás e teve alguns momentos de desconexão aqui e ali, mas logo eles resolviam na base da trocação franca de golpes sem amizade e com pura violência.

Vencedor: Shingo Takagi – Nota: 8,5/10

Kenoh vs. Tetsuya Naito

njpw wrestle kingdom kenoh tetsuya naito

Se formos levar em consideração que essa luta aqui fechou a segunda noite do evento, teve sentido. Eram os líderes dos dois grupos em uma série de 5 lutas e os 2 nunca tinham se enfrentado antes, então tinha um bom contexto por trás. Foi, inclusive, uma luta que não chegou nem perto de Takagi x Nakajima, mas ainda foi agradável de assistir. Tivemos também um bom contraste entre os personagens, já que o Naito é o cara que gosta dos jogos mentais pra prejudicar o adversário e o Kenoh é o lutador preparado pra descer a pancada a qualquer hora e qualquer lugar. Bom fechamento de evento.

Vencedor: Tetsuya Naito – Nota: 7,5/10

Para mim, a nota geral do evento foi um 7. Tem uma certa vantagem sobre o Wrestle Kingdom 16 porque não teve umas 8 lutas feitas absolutamente pra ocupar espaço no card e acabar tendo mais uma noite, mas ainda assim não chega perto de edições anteriores do show. Pelo menos dessa vez tivemos mais lutas solo entre NJPW e NOAH, e eu espero que no próximo ano sejam lutas interpromocionais valendo cinturões.

Concorda ou não ? Coloca sua opinião aí nos comentários e bora discutir saudavelmente, belezinha ? Até mais!